quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Região do Sossego recebe projeto cultural de iniciação teatral

Moradores da zona rural do Sossêgo acompanham a apresentação da Peça: "Cultura Morte ou vida?" projeto leva oficinas de teatro para comunidades rurais de Barra do Choça (foto: divulgação CIAC)

A Companhia Itinerante de Artes Cênicas (CIAC) iniciou no último domingo, 29, o Projeto “Cultura Itinerante: O Palco da Vida”. O objetivo é levar Arte, Cultura, Entretenimento e Iniciação Teatral para os moradores da Zona Rural de Barra do Choça. O projeto será executado entre os meses de agosto a outubro. A Companhia percorrerá as regiões do Sossego, Barra Nova, Cafezal, Santo Antônio I e II e Boa Vista. Nesta primeira etapa, a CIAC se apresentou no Centro Educacional Manoel Ramos, na região do Sossego.

O projeto é composto por uma oficina de iniciação teatral, onde são trabalhadas técnicas de encenação, criação de personagens, dinâmicas de grupo e individual além de dicas de montagem de espetáculos. Também é apresentado às comunidades o espetáculo, vencedor do Festival de Teatro do Sudoeste Baiano realizado em 2009 na cidade de Jequié, “Cultura: Morte ou Vida?”. A encenação da peça teatral é voltada para toda a comunidade local, enquanto que as oficinas de iniciação tem vagas limitadas.

Para a CIAC esta oportunidade está sendo a realização de um sonho, uma vez que os integrantes da Companhia vêm, nos últimos anos, levando arte cênica para diversas cidades do interior da Bahia e até de Minas Gerais. No entanto, segundo eles, muitas pessoas de Barra do Choça, em particular da zona rural, até então, não tiveram a oportunidade de participar de eventos dessa natureza.

“O projeto contempla um final de semana, num dia a apresentação da peça e no outro a oficina para 30 jovens já inscritos. No final das oficinas a gente vai estar exibindo os trabalhos apresentados durante as oficinas para toda a comunidade”, afirmou Murilo Donato, diretor do CIAC.

O Projeto “Cultura Itinerante: O Palco da Vida” tem o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia, do Governo da Bahia, do Instituto Nordeste Cidadania, do Banco do Nordeste e da Fundação Nacional de Artes FUNARTE e do Ministério da Cultura.

Para saber mais informações sobre o projeto e sobre a CIAC acesse: www.ciacba.com.br e www.ciaitinerantedeartescenicas.blogspot.com

Read more...

  ©Template by Dicas Blogger.