segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Evento histórico em Barra do Choça, coquetel de lançamento de livros genuinamente barrachocense.

No próximo dia 04 de fevereiro de 2012 ás 20:00 horas, no Auditorio do Centro Educacional de Barra do Choça será lançado quatro obras literárias, que retrata o município em Historia, Causos e Versos:
  • Barra do Choça: Povoamento, Emancipação Política e Contexto Atual;
  • Coletânea Poética de Barra do Choça;
  • Minha Vida em Causos e Versos;
  • Barra do Choça: Investigando o Passado.
 O evento faz parte das comemorações do cinqüentenário de emancipação política do município.

Read more...

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Lançamento de livros é aguardado em Barra do Choça em mais uma ação comemorativa do cinqüentenário.

Dia 04 de Fevereiro de 2012 será lançando os livros “Minha Vida em Causos e Versos” do TOPA e "Coletânea de Poesias de Autores barrachosence" . O primeiro contém relatos dos estudantes transformados em causos e versos pelo Poete e Cantador Euzébio Oliveira já o segundo trás uma coletânea de poesias dos principais poetas do município.

O lançamento será no Pátio do Centro educacional de Barra do Choça – CEBC , às 19:00 do dia 04 de Fevereiro de 2012, além dos alunos do Topa que inspiraram os relatos poéticos estarão presentes os poetas e escritores de Barra do Choça. Euzébio Oliveira fará uma apresentação de Poesias, causos e musicas para brindar o momento.

Essa atividade é mais uma ação comemorativa do cinqüentenário de emancipação política de Barra do Choça, que terá como culminância uma grande manifestação de civismo dia 22 de junho, data da assinatura da emancipação política do município.

Read more...

domingo, 8 de janeiro de 2012

BARRA DO CHOÇA: Cinquentenário, Caminhada de Terno de Reis reune centenas de fiéis


Oração na Praça Senhor do Bonfim dá inicio a caminhada dos Santo Reis
Centenas de fiéis participaram ontem, 06 de janeiro, do encerramento dos Festejos dos Santos Reis que teve início ainda no dia 24/12 e encerrando nesta sexta-feira. A Caminhada Cultural dos Ternos de Reis (a folia de reis), fez parte do Calendário em comemoração aos 50 Anos de Emancipação Política de Barra do Choça
A caminhada teve início às 18:00h, em frente a Paróquia Senhor do Bonfim, saindo em caminhada em direção à Igreja Bom Pastor, na Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (COTEFAVE).
Alegria e entusiasmo dos fiéis nas ruas de Barra do Choça
Durante o percurso, muitas canções, danças e orações foram entoadas para renderem graças ao menino Jesus, sempre liderados pelo Mestre da Folia, os grupos seguiram ao seu destino em reverência aos passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultura, encantando a todos e todas por onde passava.
Tradição e religiosidade marcaram a caminhada
A Caminhada Cultural dos Ternos de Reis, foi fruto de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Barra do Choça, Paróquia Senhor do Bonfim, Comunidade Terapêutica Fazenda Cotefave e Câmara Municipal. Além dos Ternos de Reis, Beija-Flor, Estrela do Oriente, Três Reis Magos, Estrela Dalva, Àguia de Ouro, São João Batista e Senhor do Bonfim, estiveram presentes, o Prefeito Oberdan Rocha, os vereadores Jorge Amorim e Jay Fernandes, o Coordenador de Cultura Marcos Dias e Euzébio Oliveira, fiéis de Barra do Choça e das comunidades rurais.
Prefeito Oberdan ao lado do Grupo de Cultura do município
Na Fazenda Cotefave, ocorreu o Momento Solene da noite, a inauguração da Gruta de Nossa Senhora da Sobriedade, cada Terno de Reis, fez uma breve apresentação, e dali em cortejo levaram o Deus Menino da Fazenda e o da Paróquia Senhor do Bonfim até a Capela o Bom Pastor, onde cada Terno de Reis, liderados pelo Mestre de Folia receberam das mãos do prefeito e de outras autoridades um troféu, Simbolizando o II encontro de Terno de Reis, e 50 anos de Barra do Choça.
Vereador Jorge Amorim participa do cortejo e registra em BLOG
Logo após, foi servido um delicioso e forte café, acompanhado de comidas típicas da região para dar sustância e continuar os festejos por noite adentro nas comunidades rurais.
Fonte: http://www.vereadorjorgeamorim.com/

Read more...

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

DECULT realiza nessa sexta a Caminhada Cultural dos Ternos de Reis

Nessa sexta-feira, 06, o Departamento de Cultura (DECULT), vai realizar a primeira Caminhada Cultural dos Ternos de Reis (a folia de reis). A concentração será às 17:30h, em frente a Paróquia Senhor do Bonfim, onde a caminhada sairá em direção à Igreja Bom Pastor, na Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (COTEFAVE). Durante o caminho haverá paradas e apresentações nas principais ruas da cidade.

Read more...

  ©Template by Dicas Blogger.