domingo, 9 de janeiro de 2011

Ativistas Culturais de Barra do Choça são convidados por vereador de Planalto –Ba para debater e discutir a importância da cultura.

Neste ultimo sábado (07.01) o vereador Hernildo Bandeira Costa (PDT) do município de Planalto, Bahia, realizou uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Planalto, para discutir com a comunidade planaltense a importância da criação de uma casa da cultura no município.

Os convidados para debater o tema foram Euzébio Oliveira e Mauricio Bleg de Barra do Choça, Bahia. Maurício falou da importância da integração de todos na defesa e busca de novos espaços para a promoção cultural, e disse que no ativismo cultural não têm espaço para divergências ideológicas, religiosas e partidárias. “Todos devem, juntar forças para a promoção da arte com suas diferentes formas, pois tudo isso junto é que forma a nossa cultura”, finalizou Bleg. Euzébio fez um relato das manifestações culturais realizadas em Barra do Choça e apresentou um Slide do Espaço Cultural João Caranha, a casa de cultura barrachocense. “A cultura não pode e não deve estar a serviço dos políticos e dos poderosos e sim promover a libertação e a educação do povo, carregar nas suas manifestações a verdade e os sonhos de uma nação, não deve explora a ignorância e a pobreza dos incultos, a missão é educar os que não tiveram oportunidade e encorajam os que ainda sonham”, finalizou o Poeta.

Durante a Audiência aconteceu varias intervenções dos presentes sempre enaltecendo a importância do tema discutido, no final da Audiência o vereador Bandeira informou que irá apresentar um projeto de Lei sugerindo a criação do espaço cultural de Planalto e delineando as metas culturais para o município, para isso o vereador determinou um prazo de trinta dias para apresentação de sugestões e propostas por parte da comunidade.

Read more...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Encontro Cultural do Novo Ano, dois dias de manifestações culturais em Praça Pública em Barra do Choça.

Grupo Bleg realizou nos dia 01 e 02 de Janeiro de 2011 o Encontro Cultural do Novo Ano, o evento aconteceu na Avenida Getulio Vargas no centro de Barra do Choça, Bahia, e teve varias manifestações culturais como: Capoeira; Festival de Musicas, Show de MPB e exposição de Artes.

Aproximadamente cinco mil pessoas prestigiaram o evento nos dois dias, vários foram os pontos altos do Encontro Cultural mais os destaques foram a entrega do Troféu Rafael Moreira para os concorrente do Festival de Talentos da musica Sertaneja, que aconteceu no primeiro dia e a entrega do troféu Amigo da Cultura que ocorreu no dia 02/01 segundo dias.

Um sucesso foi como avaliou Mauricio Bleg um dos organizadores do evento. “Quero agradecer em primeiro lugar a Deus, aos membros da família Bleg que não mediram esforços para realização do evento, agradeço todos os artistas que participaram e ao publico de Barra do Choça que prestigiou, estou muito feliz com o resultado. Comemorou

Read more...

Grupo Bleg entrega troféu Amigo da Cultura 2011


Os apoiadores do Encontro Cultural do Novo Ano receberam das mãos dos organizadores, o troféu Amigo da Cultura 2011, com essa atitude o Grupo Bleg reconhece o importante valor de quem apóia a cultura local.

Read more...

1º Festival de Talentos da Música Sertaneja, mostra a qualidade e a divesidade cultural em Barra do Choça.

Para Baixar as Fotos Clique: www.tvbleg.com/fotos_ver.php?cod=166
No último sábado, dia 01/01/2011, foi realizado o 1º Festival de Talentos da Música Sertaneja, o festival fez parte do Encontro Cultural do Novo Ano organizado pelo Grupo Bleg, no centro de Barra do Choça, Bahia.

Doze musicas foram apresentadas e a dupla ganhadora foi Jailton do Carmo e Miguel. todos os participantes receberam um trofel, denominado Rafael Moreira, nome de um dos grandes espoentes da musica sertaneja em Barra do Choça.


Para Euzébio Oliveira foi muito importante a realização do festival e as apresentaçãoes foram de alto nivel. Fiquei muito feliz pois além de ouvir musicas da raiz da cultura regional tive o previlegio de ver o meu pai sendo homenageado. dando o nome ao trofél." Finalizou o Poeta.



Premiação do festival:
1º Lugar: Um violão
2º Lugar: Um Celular
3º Lugar: Um Cesta de Ano Novo
Todos os participantes receberam o Troféu Rafael Moreira

Jurados: Lourenço, Nerivaldo Alcântara e José Francisco

Read more...

  ©Template by Dicas Blogger.