segunda-feira, 11 de abril de 2011

Euzébio Oliveira apresenta aula dinâmica sobre variações lingüísticas no CEBC.

Poeta e estudante do curso de letras Euzebio Oliveira apresentou para alunos do CEBC – Centro Educacional de Barra do Choça aulas dinâmicas sobre variações lingüísticas. O convite foi feito pela coordenadora do CEBC Simone Morais.

Cantando e declamando poesias Euzebio Oliveira Abordou o fenômeno da variação e suas conseqüências culturais, sociais e pedagógicas. Apresentado o que trata na variação lingüística, mostrando alguns enganos recorrentes e luta contra qualquer meio de discriminação através da linguagem.

Toda língua possui variações linguísticas. Elas podem ser entendidas por meio de sua história no tempo (variação histórica) e no espaço (variação regional). As variações linguísticas podem ser compreendidas a partir de três diferentes fenômenos.

1) Em sociedades complexas convivem variedades linguísticas diferentes, usadas por diferentes grupos sociais, com diferentes acessos à educação formal; note que as diferenças tendem a ser maiores na língua falada que na língua escrita;

2) Pessoas de mesmo grupo social expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situações de uso, sejam situações formais, informais ou de outro tipo;

3) Há falares específicos para grupos específicos, como profissionais de uma mesma área (médicos, policiais, profissionais de informática, metalúrgicos, alfaiates, por exemplo), jovens, grupos marginalizados e outros. São as gírias e jargões.


Assim, além do português padrão, há outras variedades de usos da língua, muito presente nas manifestações cultural.



2 comentários:

CRISTIANE DOS SANTOS SILVA,  17 de março de 2012 às 17:52  

Gostei muito da coletânea dos alunos do programa de alfabetização, e gostaria se saber se você tem mais um dessas maravilhas pois em seu nome gostaria de dar uma para seu colega poeta Erismar( Fonzin.

Anônimo,  17 de julho de 2013 às 09:10  

eu adoro seus poemas

Postar um comentário


  ©Template by Dicas Blogger.